Tenho um lote e preciso pagar IPTU?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma das perguntas mais frequentes recebidas por nossa equipe é sobre pagamento de IPTU, principalmente se proprietários de lote, sem construção, também precisam pagar o imposto.

A resposta para esta pergunta é sim!

Proprietário de lote, que ainda não possui nenhuma construção, também precisa pagar IPTU.

Afinal, o que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é um tributo municipal cobrado de quem possui um imóvel, seja ele casa, apartamento, sala comercial, lote sem construção e qualquer outro tipo de propriedade localizada em um perímetro urbano.

Como é feito o cálculo para o pagamento?

Cada cidade escolhe os critérios para a cobrança deste imposto e todo o valor arrecadado com essa contribuição é direcionado pela Prefeitura à obras de melhorias na cidade.

Por isso, a responsabilidade do pagamento do IPTU é do proprietário, seja ele pessoa física ou jurídica.

Mas, caso eu alugue o imóvel ou lote, a responsabilidade do pagamento é minha?

Ótima pergunta… Só que a resposta dependerá da sua negociação com o inquilino ou locador (esteja você em qualquer posição).

Se você alugar o imóvel para alguém ou empresa, o inquilino pode ficar responsável pelo pagamento desta taxa, desde que essa informação esteja bem esclarecida no contrato de aluguel entre vocês.

Como pagar o IPTU?

Você pode pagar à vista ou em parcelas. Mas, é importante você se atentar às regras que o seu município disponibiliza.

Pagamentos à vista podem ter descontos interessantes, mas você precisa avaliar se no período ofertado o desconto você terá condições de arcar com a despesa.

Se tiver alguma dúvida quanto ao tema, você pode acessar o site da Prefeitura da sua cidade ou ir direto ao POUPATEMPO (caso seu munícipio ofereça esse benefício).

Gostou dessa dica?! Conta para a gente quais outras dicas você quer ver por aqui.

Deixe um comentário

Cadastre seu email e receba informativos